ESCASSEZ DE MEDICAMENTOS NOS HOSPITAIS
Apesar dos grandes esforços da indústria, a carência de medicamentos que salvam vidas e de genéricos essenciais nos hospitais está a sobrecarregar os sistemas de saúde em todo o mundo, representando um grande risco para a assistência ao doente e forçando continuamente as farmácias hospitalares a procurar alternativas para colmatar as lacunas da cadeia de abastecimento.
As necessidades médicas não satisfeitas a nível global, representadas pelas carências de medicamentos nos hospitais estão estimadas em mais de 7 mil milhões de dólares americanos por ano (relatório IQVIA, 2020).
Há mais de um século, que o Grupo FarmaMondo tem vindo a dedicar-se à expansão do acesso a medicamentos através da colaboração com fabricantes de produtos farmacêuticos para, em conjunto, darem resposta às necessidades médicas não satisfeitas em todos os domínios.
PARCERIA COM A FARMAMONDO PARA SUPRIR A ESCASSEZ NOS HOSPITAIS
Na FarmaMondo envidamos todos os esforços para trabalhar em conjunto com prestadores de cuidados de saúde e fabricantes de produtos farmacêuticos para colmatar as carências nos hospitais. Com a nossa extensa cobertura geográfica, somos um parceiro comercial fiável para milhares de hospitais, farmácias e agências de saúde, ajudando-os a garantir o acesso a medicamentos de alta qualidade, a fim de reduzir carências nacionais.
Como líderes de nicho com experiência alargada em muitos países, a FarmaMondo desenvolveu um modelo de funcionamento eficiente, que permite obter e entregar os necessários medicamentos com rapidez e padrões de qualidade inabaláveis.
Atuamos como parceiro comercial integrado para fabricantes e clientes, supervisionando toda a cadeia de abastecimento, bem como aspetos financeiros e cumprimento da regulamentação, fornecendo de forma consistente os medicamentos certos de qualquer lugar para qualquer lugar do mundo.
A carência global de medicamentos essenciais nos hospitais tem sido, desde há muito, um tema crítico que afeta os sistemas de saúde em todo o mundo. Compromete a qualidade da assistência ao doente e representa uma pressão substancial nos profissionais de saúde que trabalham incessantemente para oferecer tratamentos eficazes.
As carências nos hospitais decorrem de um conjunto complexo de fatores, incluindo falhas na produção, tais como quebras de qualidade nos lotes, desafios a nível de regulamentação, problemas de transporte e distribuição e tensões geopolíticas. A súbita indisponibilidade, potencialmente prolongada, de medicamentos que salvam vidas e de genéricos essenciais traz consequências profundas e imediatas para os doentes e os profissionais que deles se ocupam.
A carência de medicamentos nos hospitais é um desafio global que afeta quer os países mais ricos como os mais pobres.
Num questionário realizado em toda a UE, farmacêuticos hospitalares de 26 países referiram um agravamento de carências em relação ao ano anterior. Nos EUA, o ano 2023 viu registada uma carência média de 301 medicamentos por trimestre, correspondente a um aumento de 13% em relação ao ano anterior. Mais de 99% dos hospitais dos EUA referem carências de medicamentos, 85% dos quais descrevem o impacto como crítico ou moderadamente grave.
A disponibilidade limitada de medicamentos essenciais em países de médio e baixo rendimento onde a FarmaMondo opera extensivamente, representa uma significativa necessidade não satisfeita.
Cerca de 85% dos artigos em falta nos hospitais são medicamentos genéricos.
CONTACTO PARA FARMACÊUTICOS HOSPITALARES
A FarmaMondo compreende as necessidades e expetativas de cada um quando se trata de carências do próprio hospital. Estamos cientes da urgência. Conhecemos as vias regulamentares aplicáveis. Adaptamo-nos a todos os mecanismos de aquisição e procedimentos administrativos comuns relativos a medicamentos sem autorização ou registo.
Contacte a FarmaMondo para ajudar o seu hospital a resolver o problema de carência de produtos:
Para requisitos regionais específicos, contacte os nossos polos regionais:
CONTACTO PARA FABRICANTES DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS
Os fabricantes de produtos farmacêuticos dos países com Acordos de Reconhecimento Mútuo (ARM) que desejem estabelecer uma parceria com a FarmaMondo para resolver as carências nos hospitais, devem contactar: